Inglês Espanhol Youtube Instagram Facebook Twitter
Como escrever uma carta de motivação para um intercâmbio
23-11-2015
carta de motivacao

Muitas vezes estudantes que desejam fazer um intercâmbio precisam enviar não só apenas um currículo, mas também uma carta de motivação. Nós aqui da BE percebemos que várias pessoas que entram em contato conosco perguntam o que exatamente deve ser escrito nessa carta de motivação e que tipos de ideias e informações devem ser usadas nela. Nós sabemos que essa não é uma tarefa fácil, já que requer uma reflexão introspectiva ao mesmo tempo em que se faz necessário ter em mente a quem a carta é direcionada. É por isso que decidimos dar algumas dicas de como escrever uma carta de motivação internacional.

 

Confira:

 

Sobre o conteúdo

Seja o mais sincero possível! Você falará sobre si mesmo, então tente escrever uma carta totalmente “sua”. Evite generalizar demais acerca das suas motivações e ideais. Quanto mais você conectar o leitor com as suas próprias experiências, mais original e pessoal você será.

Não use linguagem coloquial! Mesmo que você não esteja se inscrevendo para uma vaga de trabalho e mesmo que você tente ser pessoal e original, isso não significa que você pode escrever de qualquer jeito. É necessário mostrar respeito para com a pessoa que você está direcionando a carta.

 

A estrutura

Tente escrever em diferentes parágrafos para desenvolver suas ideias de forma clara e estruturada. Geralmente três ou quatro partes são suficientes, especialmente porque sua carta não deve ser maior do que uma página. Aqui apresentamos algumas ideias que podem lhe ajudar a organizar sua carta de motivação:

1- Sempre comece a carta se apresentando

2- Fale sobre suas experiências prévias

3- O que lhe motiva? O que você pretende obter com sua experiência?

4- Por que você deveria ser escolhido? O que lhe torna diferente dos outros?

 

Algumas outras dicas que podem lhe ajudar:

→ Seja sempre positivo, até mesmo quando estiver escrevendo: utiliza expressões positivas, ao invés de negativas.  Isso mostrará que você é uma pessoa determinada!

→ Sempre tenha em mente a posição para a qual você está aplicando. Ter uma carta de motivação que você pode usar em diversas situações, pode até ser prático, mas mencionar suas motivações e expectativas acerca do intercâmbio é mesmo muito importante.

→ Não complique! É importante que você se apresente e mostre claramente as razões pelas quais você quer fazer um intercâmbio! Não tente ser formal demais ou usar frases complicadas demais: as pessoas podem te entender errado! Na maioria das vezes, a melhor maneira de se expressar é sendo simples!

 

Relaxar e se divertir enquanto escreve uma carta de motivação não quer dizer que você não está levando as coisas a sério! Nós esperamos que esse guia de instruções tenha sido útil para você! Lhe desejamos boa sorte!

 

 

Tags: , , , , , , , , ,


Entre em contato Youtube instagram facebook twitter
R. Cândido Mader, 81 – loja 01 – Juvevê
Curitiba-PR | Brasil
CEP: 80030-300
Tel: +55 (41) 3503-0209
Skype: brazilianexperience
E-mail: info@brazilianexperience.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Digite seu email e receba nossa newsletter