Maria é Finlandesa e formada em Turismo, ela já trabalhou na Inglaterra, Austrália e Trinidad e Tobago. Ela atualmente faz estágio conosco aqui na BE. Ela veio pela primeira vez para o Brasil no ano passado, quando fez estágio na CCVB (Curitiba, Região e Litoral Convention e Visitors Bureau) e ela gostou tanto do Brasil que decidiu voltar este ano.
Nós entrevistamos Maria para saber mais sobre a decisão de voltar ao Brasil e perguntamos sobre suas expectativas para esse intercâmbio. Confira:
Be: Por que você decidiu participar de outro intercâmbio? Por que você escolheu o Brasil mais uma vez?
Maria: Eu decidi participar de outro intercâmbio porque eu realmente senti que o meu tempo aqui no Brasil foi muito curto na última vez que eu vim para cá. Foi pouco tempo para que eu pudesse aprender o idioma e aproveitar um tempo para mim mesma. Eu teria ficado mais tempo no Brasil se não fosse o fato de que eu tinha que terminar a minha faculdade na Finlândia.
Be: Qual você acha que é o aspecto mais importante em representar seu país no exterior?
Maria: Modéstia a parte, todas as coisas boas que temos na Finlândia. Eu sempre tento ser o mais honesta o possível quando eu falo sobre a Finlândia. Eu sei reconhecer todos os privilégios que nós finlandeses, mas devo admitir que eu não quero morar lá para o resto da minha vida porque eu acredito que existe outro lugar no mundo onde eu serei mais feliz.
Na verdade, eu não acredito que existe alguma coisa que seja a “mais importa” em representar o meu país. O mais importante é tratar com respeito o país que você está visitando, ser o mais mente aberta possível e nunca esquecer de ser você mesmo.
Be: O que você mais gosta no Brasil? O que você acha curioso?
Maria: Eu sempre digo isso: As pessoas! Os brasileiros são tão amigáveis, calorosos e dispostos a ajudar. Eu nunca me senti indesejada em nenhum lugar por conta do meu português não ser tão bom ou por eu ser estrangeira.
Be: Quais experiências você planeja ter desta vez?
Maria: Eu pretendo ser mais calma e tranquila. Eu digo isso, porque dá última vez que eu estive aqui, no começo do meu intercâmbio, eu tive um choque de cultura muito grande e eu não me sentia confortável e tranquila o tempo inteiro.
Be: Você passou por alguma experiência engraçada ou curiosa aqui no Brasil? Como foi?
Maria: A situação mais curiosa que eu passei aqui no Brasil foi quando surpreendemente várias pessoas começaram a comentar que o meu português é muito bom. Eu achei isso muito estranho porque eu particularmente penso que meu português não é assim tão bom. Eu também me senti a pessoa mais feliz do mundo quando eu descobri que eu poderia começar as aulas de português já no nível intermediário. Isso aconteceu porque eu comecei com Português Básico 1 no meu primeiro intercâmbio e dessa vez, eu basicamente “pulei” nível e fui direto para o intermediário. Eu estou muito orgulhosa porque isso me fez perceber que eu não sou um caso perdido quando se trata de aprender outros idiomas.
Be: Se você pudesse contar para os estrangeiros uma única coisa sobre o Brasil, o que seria?
Maria: Eu diria para eles visitarem outros lugares além dos destinos turísticos, como Florianópolis por exemplo.
Be: O que você aprendeu como intercambista? O que você espera aprender dessa vez?
Eu aprendi mais uma vez que o Brasil é um país com um potencial muito grande e que eu poderia viver aqui no futuro e atualmente eu estou tentando encontrar maneiras de ficar por aqui por mais tempo. Eu aprendi várias outras coisas também, mas essa é a principal e mais importante para mim.
Confira mais sobre o intercâmbio da Maria no ano passado neste vídeo