Inglês Espanhol Youtube Instagram Facebook Twitter
Destino Paraná: A cidade da Lapa
02-09-2015
destination-parana-lapa-copy

Com a maior coleção de arquitetura preservada do Paraná, 14 quadras e 258 edifícios listados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o lugar respira história. Começando com a aparência da cidade, que foi fundada em 1806.

A Cidade da Lapa originou-se de uma pequena vila na rota histórica que ligava Viamão (RS) a Sorocaba (SP), onde os tropeiros viajavam com o gado, levando-os a partir do sul do Brasil para o sudeste. No lugar onde está agora localizada a Lapa, no ano de 1731, a capitania de São Paulo decidiu criar um ponto de cobrança de pedágio do gado que passava pelo Rio Iguaçu.

Na cidade, atualmente, não há falta de museus e espaços que lembram e prestam homenagem aos heróis de guerra. Um deles é o Panteão dos Heróis, onde os restos mortais do General Carneiro, assim como muitos outros que morreram durante a resistência, estão sepultados. Além deste monumento, você pode encontrar o canhão Krupp 75 milímetros, usado na época. No interior, além de várias placas homenageando os combatentes, há também os bustos dos líderes da resistência. O local, que fica perto da Praça da Igreja, está aberto 24 horas e pode ser visitado gratuitamente.

Um personagem famoso da Lapa foi o Monge José Maria D’Agostinis, que dedicou grande parte de sua vida à meditação, oração e ajuda aos fiéis, que buscavam curas milagrosas. O local onde o monge escolheu passar grande parte de sua vida é agora um parque: o Parque Monge. A história do local diz que o monge foi pregado numa cruz, e desse ponto surgiu uma fonte acredita ser milagrosa.

Desde 2009, o parque está em reforma. Atualmente está fechado para carros, mas liberado para visitas. Na entrada há um escritório da Polícia Ambiental, onde é possível deixar o carro e seguir a pé. É uma caminhada tranquila até chegar à gruta do Parque, passando várias fontes de água descendo das rochas. Algumas seções são mais complicadas de passar, mas nada muito cansativo. Dica: evite dias de chuva, leve água e algo para comer, pois o lugar não oferece lanchonetes.

Outra característica marcante da Lapa é a cozinha. A comida “tropeira” é muito tradicional. Na lista dos pratos que você deve experimentar encontra-se o patê de torresmo, o arroz carreteiro, a quirera, o virado de feijão e da coxinha de farofa.

Outras atrações da Lapa incluem o Museu de Armas, um edifício construído em estilo colonial Português, que abriga uma importante coleção de itens históricos militares e o Museu do Tropeiro, com sua coleção que resgata o movimento Tropeirista.



Entre em contato Youtube instagram facebook twitter


Tel: +55 41 98889-7165
Skype: brazilianexperience
E-mail: info@brazilianexperience.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Digite seu email e receba nossa newsletter