Não muito longe de Curitiba, na cidade de Araucária, o ônibus de turismo dos Caminhos de Guajuvira leva você a uma viagem através da cultura polonesa, preservada pelos descendentes locais. Misturando paisagens rurais e urbanas, a viagem de 45 km passa por várias atrações. Este passeio oferece aos turistas a oportunidade de ter contato com a vida no campo e a diversidade cultural das famílias descendentes de imigrantes, principalmente da Polônia.
Durante o passeio, os visitantes podem tirar fotos e conhecer 12 pontos turísticos da parte rural da cidade, uma aventura diferente do que é oferecido pela vida urbana. As paradas incluem propriedades rurais que contam com diferentes atividades: cultivo de flores, venda de produtos tradicionais – tais como licores, vinhos, doces e queijos – e, em novembro, o período da famosa colheita do pêssego. Uma das fazendas oferece um típico Café Colonial.
É também visitada a igreja Senhor Bom Jesus, construção inaugurada em 1972 e realizada por moradores locais, localizada no centro histórico de Guajuvira, onde a paisagem provincial contrasta com a natureza. Com edifícios antigos, comunidade acolhedora e muita história, o local é delineado pelo rio Iguaçu e dividido por trilhos de trem que ligam a região sudeste ao norte do Paraná.
O centro histórico também abriga o Horto Florestal, área para a produção de mudas de diversas espécies. Criado em 1979 pela Prefeitura de Araucária, fornece espécies nativas para a população e para a substituição de florestas. Lá, o visitante pode escolher duas mudas para levar para casa, tendo como opções árvores nativas, árvores frutíferas e flores. Você também pode ver a árvore que deu nome à linha de turismo: a Guajuvira, que tem madeira forte, antigamente utilizada por índios para fazer arcos e flechas.
Outra parada é o Parque Cachoeira, onde os prédios se assemelham a arquitetura típica da imigração polonesa, como a Casa do Artesanato, construída em 1887 e que abriga hoje uma loja de produtos artesanais, feitos pelas famílias de Araucária. Um celeiro e um moinho de vento foram transformados em salas de aula para cursos de artesanato abertos para a comunidade.
Se você está interessado em visitar a Linha de Turismo Caminhos de Guajuvira, entre em contato com o CIT (Centro de Informações Turísticas de Araucária – (41) 3901-5214 – cit@araucaria.pr.gov.br) durante a semana e reserve seu tour, que acontece todos os sábados às 13h30. O bilhete custa R$ 5,00 e se você gostaria de participar do Café Colonial, o mesmo custa até R$ 20,00. O ônibus sai do CIT, localizado na Rua Dr. Victor do Amaral, 352, Centro, Araucária. O CIT está aberto de segunda a sábado – das 8h às 18h – e aos domingos e feriados das 10h às 17h.