Uma ótima idéia para um dia de viagem a partir de Curitiba é o passeio de trem para Morretes. Passando pela região serrana do Paraná, denominada Serra do Mar, em direção ao litoral do estado, o percurso é cheio de beleza natural e vistas deslumbrantes.
A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880, sendo considerado um feito impossível por muitos engenheiros europeus devido às condições do solo. O projeto visava o desenvolvimento social permitindo a comunicação entre as cidades da região litorânea do Paraná e capital do Estado, Curitiba. Além disso, tornou-se essencial para conectar o porto de Paranaguá aos estados do sul do Brasil, tornando possível a exportação de grãos, a fim de assegurar o seu crescimento.
A cidade de Morretes
Morretes é uma pequena cidade histórica no litoral do estado brasileiro do Paraná. Com população de cerca de 15.000 pessoas, a cidade é conhecida por seu prato típico: o Barreado. Os nativos de Morretes atribuem a origem do Barreado para os povos indígenas. Outras versões da história dizem que foi criado por tropeiros, ou que o prato foi criado localmente durante o carnaval, como um alimento saudável que podia ser preparado lentamente, enquanto todos estavam festejando.
Seja qual for a origem, o Barreado é um prato típico do Paraná: carne ensopada cozida lentamente preparada em uma panela de barro cuja tampa é vedada com uma espécie de argila feita a partir de trigo ou farinha de mandioca. Após cerca de 12 a 18 horas de cozimento – um processo que, no passado, era realizado em um buraco no solo – o Barreado é servido com farinha de mandioca, fatias de banana redondas e pimenta. O caldo da carne é misturado com a farinha para fazer pirão e a cachaça é a bebida tradicionalmente servida com Barreado.
O passeio de trem
O trem parte da Estação Ferroviária de Curitiba (mesmo local da estação de ônibus: Avenida Presidente Afonso Camargo, 330). Através de seus 110 quilômetros de extensão, a ferrovia é cercada por belas paisagens, com cânions, cachoeiras e vasta biodiversidade. A viagem ao longo da ferrovia centenária permite ao visitante admirar as belezas da Serra do Mar, por meio de pontes, viadutos, vales e túneis escavados em rochas sólidas, trabalho orgulhoso da engenharia brasileira. A viagem de trem leva 3 horas de Curitiba a Morretes, chegando cerca de 11:30 da manhã no local.
As tarifas de trem individuais de ingressos (cotação realizada em Março de 2013) variam de R$ 46 a R$ 200, de acordo com a categoria do vagão. Os tickets podem ser adquiridos na Brazilian Experience.
Dica: Volte a Curitiba através da Estrada da Graciosa, construída em 1873, está localizada em uma área de preservação ambiental. O caminho é cercado por riachos, cachoeiras e pontos turísticos, possibilitando apreciar a paisagem.
Confira fotos da viagem de trem realizada por alguns de nossos intercambistas!