Destino Paraná: Prudentópolis
Localizada 203 km da cidade de Curitiba, Prudentópolis vem ganhando importância no cenário turístico por causa de sua natureza exuberante e grande quantidade de água, formando inúmeras corredeiras e cachoeiras. Com mais de cem cachoeiras catalogadas, Prudentópolis é também chamada de “Terra das Cachoeiras Gigantes”, muitas delas tendo de 80 a 200 metros de altura. A cidade foi colonizada por imigrantes ucranianos que mantêm sua tradição e cultura viva.
Os rios São João, dos Patos e Ivaí formam mais de cem cachoeiras da cidade. A mais próxima fica a 12 km do centro da cidade e é chamada Salto Manduri – localizada dentro do Recanto Rickli. O espaço tem lanchonete, piscina, churrasqueira e área de camping. Admissão para ver a cachoeira custa R$ 2.
Para outros serviços são cobradas taxas diferentes, como a utilização da piscina, por exemplo, que custa R$ 5. Para quem visita Salto Manduri, é também interessante visitar o Salto Barão do Rio Branco, situado a um quilometro de distância. O salto possui 64 metros de queda livre e tem o maior volume de água na região. A fim de ter uma visão completa, o visitante tem que descer a cerca de 400 degraus em uma escada de ferro.
Para quem gosta de esportes de aventura, uma boa opção é a Reserva Particular de Patrimônio Natural Ninho do Corvo. A área está a 25 km do centro da cidade e oferece tirolesa, rapel e caminhadas, entre outras atividades. A estrutura também oferece uma área de camping. Para ver as oito cachoeiras localizadas no Ninho do Corvo, é necessário quase um dia inteiro. Três delas são abertas ao público e as outras cinco são usadas para a prática de esportes de aventura. A maior queda é de 70 metros de altura.
Prudentópolis também tem algumas atrações culturais. É conhecida como a “Capital da Oração”, devido ao grande número de igrejas localizadas na cidade – mais de cem templos. As principais são:
• Igreja de São Josafat: Em estilo bizantino, foi construída entre 1925 e 1928. Seu interior é decorado com ikonostás, uma coleção de ícones fabricados em Munique. As missas são realizadas na língua ucraniana. Listada em 1979 pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, como patrimônio artístico e cultural, tem um campanário, com seis sinos, uma estátua de Cristo e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
• Igreja de São João Batista: Em estilo colonial, construído de tijolo no local exato onde os primeiros moradores de Prudentópolis construíram a sua primeira capela. Sua construção foi concluída em 1900, e até hoje conserva sua primeira estrutura.
Uma atração que representa bem a influência da Ucrânia é o Museu do Milênio. Criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e a história de imigrantes ucranianos, foi inaugurado em 1989. Sua coleção é composta de objetos, incluindo artesanato, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano. Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30, sábado e domingo das 9h30 às 11h30 e das 15h às 17h.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente
Rua Rui Barbosa, 801
Telefone (0xx42) 3446-8000 e-mail: turismo@prudentopolis.pr.gov.br