Nós recentemente recebemos a finlandesa Anna Koskinen. Ela é uma estudante de arquitetura que sempre sonhou em fazer intercâmbio na América Latina e que está prestes a concluir seus estudos. Anna decidiu que seria uma ótima ideia estagiar em Curitiba, uma cidade que é exemplo para o mundo no que tange a sustentabilidade urbana. Ela será estagiária na Voltoragui, uma empresa de Arquitetura e Planejamento, localizada na capital paranaense.
Nos encontramos com a Anna para saber mais sobre suas primeiras impressões ao chegar no Brasil. Aqui você confere nossa entrevista com a intercambista:
Be: Por que você escolheu fazer um intercâmbio no Brasil?
Eu tenho bastante interesse em culturas diferentes e gosto de aprender sobre elas. Eu acho que o Brasil, e sua cultura, se difere bastante da Finlândia, então essa é uma das razões que me fez querer vir para cá. Que eu saiba, o Brasil é uma mistura de culturas e tem muito a oferecer. Viajar ao redor do país também é algo que eu quero muito fazer.
Be: Qual foi a principal razão pela qual você decidiu fazer estágio aqui?
Eu estou determinada a aprender português. Eu também espero fazer muitos amigos, tanto locais quanto estrangeiros e viver experiências que eu nunca esquecerei. Eu também espero aprender muitas coisas relacionadas à arquitetura e ter uma percepção mais ampla das coisas. Além do mais, eu quero ver os prós e contras desse país e aprender como as pessoas vivem aqui.
Be: Quais são seus objetivos com essa experiência?
Como eu estou acabando meus estudos, eu senti que eu precisava experimentar algo totalmente diferente da faculdade. Um estágio no exterior é um boa ideia para conquistar os meus objetivos na minha vida profissional. A arquitetura é bem diversa em cada país, então eu queria saber como é a arquitetura daqui.
Be: Como você se sente hoje começando essa experiência? Você pode nos contar como se sente?
Eu estou muito animada. Estou mesmo ansiosa para começar esse estágio. Também estou um pouco preocupada se eu sou o que eles esperam. Eu cheguei faz apenas alguns dias e eu me sinto um pouco confusa contudo, entretanto, estou feliz por finalmente estar aqui.