O geólogo finlandês, Sami, completou seu estágio de 9 meses na Universidade Federal do Paraná (UTFPR) onde atuou como pesquisador. Durante seu intercâmbio, a sua principal tarefa foi pesquisar sobre desmoronamentos.
Nós o entrevistamos para saber mais sobre a aventura que ele viveu aqui no Brasil. Confira:
BE: Que mudanças você notou em você?
Bem, acredito que eu tenha me tornado uma pessoa mais calorosa e mais gentil. Já que nós finlandeses costumamos ser mais frios, eu posso afirmar que, sim, vi algumas mudanças em mim.
BE: O que essa experiência acrescentou no seu currículo?
Essa experiência me trará muitos benefícios porque eu terei um artigo publicado. Isso é ótimo para o meu currículo e me ajudará bastante a conseguir um emprego no futuro.
BE: Você voltaria para o Brasil? O que te motivaria?
Sim! Eu vivi uma aventura muito bonita aqui! As pessoas são muito calorosas e gostam de ajudar. Eu também fiz muitos amigos por aqui, então eu gostaria de voltar algum dia para os encontrar e fazer uma viagem ao redor do Brasil, para visitar lugares como Salvador, Pantanal etc.
BE: Que conselho você daria para os estudantes que pretendem ter a mesma experiência que você?
Um conselho que eu posso dar para as pessoas que querem fazer intercâmbio no Brasil é que elas tem que se acostumar com os brasileiros estarem frequentemente atrasados, haha
BE: Qual foi a melhor parte da sua experiência no Brasil?
Foi quando eu escalei uma montanha e vi as lindas paisagens do Brasil e ilhas ao redor! Foi ótimo!