A Brazilian Experience, ou simplesmente “BE” é uma organização fundada por profissionais com grande experiência internacional, apaixonados pelo Brasil, com o objetivo de promover nosso País no exterior como um destino de estudos e intercâmbio cultural.
Criada em 2009, a BE atua em parceria com mais de 20 agências, universidades e órgãos de mobilidade internacional localizados nos diferentes continentes.
Acreditando que conviver com outra cultura é uma oportunidade única de aprendizado e compreensão das diferenças, inspirando o respeito mútuo e o crescimento pessoal, a empresa já recebeu mais de 500 jovens vindos da América do Sul e Norte, Europa e Oceania em programas de intercâmbio cultural.
A Brazilian Experience organiza diversos programas de intercâmbio para estrangeiros no Brasil:
● Trabalho voluntário
● Estágio
● Aulas de português
● Missões acadêmicas
● Experiências de trabalho comunitário
● Acomodação em casas de família
Rafaela Rolim, Diretora
Trabalho na área de intercâmbio cultural desde 2006 e fundei a Brazilian Experience em 2009 devido a minha paixão pelo Brasil e por viajar pelo mundo e conhecer novas culturas.
Sou responsável pelo departamento operacional, por pesquisar novas parcerias e desenvolver programas inovadores.
Tudo começou quando fui intercambista nos EUA durante o Ensino Médio. Mais tarde, durante a universidade, fiz um um estágio na França e estudei espanhol em Barcelona, na Espanha. Essas experiências foram determinantes para a minha vida.
Nos últimos anos visitei mais de 25 países em 4 continentes diferentes a trabalho e lazer. Eu coleciono ímãs de todas as cidades que visito. Minha geladeira está cheia de memórias e me ajuda a lembrar dos meus objetivos.
O Brasil é muito diverso e tem muito a oferecer aos visitantes. Mas eu acredito que o maior destaque é o nosso povo, somos muito acolhedores e hospitaleiros. E é isso que queremos mostrar para o mundo!
Eu realmente acredito que viver no exterior é uma oportunidade única de aprendizado cultural, inspirando respeito mútuo e crescimento pessoal. Isso me encanta no meu trabalho. Estou sempre à procura de novas formas de tornar nossos programas mais impactantes para formar cidadãos globais.
Cecília Nunes • Comunicação
Olá! Sou a Cecília e sou aluna de Relações Públicas. Por isso, sou responsável pela comunicação na BE, desde responder emails com muito carinho e atenção até trabalhar com as redes sociais pensando em cada detalhe.
O que me trouxe à BE foi o amor: o amor pela humanidade, por viagens, pelo Brasil, pelo diferente. Cada pessoa que conhecemos nos marca para a vida toda.
Aos 6 anos fui acompanhar meus pais em uma maravilhosa aventura pela Suécia por um ano. Tenho muito carinho por todos que conheci lá. Desde que voltei, não parei mais quieta, sempre recebendo estrangeiros no Brasil, passeando e mostrando como meu país é maravilhoso. Minha última aventura pelo mundo afora foi ao Japão e não tenho nem palavras para descrever! Quero que todos que venham ao Brasil sintam esse calorzinho no peito que sinto quando lembro das minhas experiências viajando.
A minha dica? Se misture com os locais, vá aos lugares que eles vão, divirta-se com eles. Só assim é possível se apaixonar de verdade por algum lugar. Meu sonho? Visitar a Patagônia, na Argentina, e enviar um cartão postal da Estação do Fim do Mundo. Enquanto esse dia não chega, me divirto cozinhando e tirando fotografias…
Luisa Cat • Gerente de Relaciomentos
Meu nome é Luisa Cat, me formei em relações internacionais e trabalho na área comercial da BE!
Sou a prova viva do quanto um intercâmbio muda a vida e as perspectivas de uma pessoa. Cada uma das minhas experiências fora me fizeram crescer e me abrir para o mundo de uma forma que talvez ficando em casa eu nunca teria alcançado. Ter a chance de viver isso é um privilégio que deve ser muito bem aproveitado! E nós estamos aqui para ajudar nesse processo!
Já morei duas vezes nos Estados Unidos, uma na Espanha, tive longas experiências na França e na Itália. Tive a sorte de ter passado por mais de 30 países. A cada dia longe do Brasil eu me apaixonava, entendia melhor e respeitava mais o meu país. Essa troca faz com que você veja as coisas de forma diferente, olhe com mais carinho para sua casa e para o que temos em comum e diferente com o mundo.
Quero com o meu trabalho aqui poder retribuir um pouco de tudo que o mundo me ensinou.
Claudia Ecco • Administrativo e Financeiro
Olá pessoal,
Meu nome é Claudia Ecco e eu sou responsável pelos departamentos Administrativo e Financeiro na Be.
Sou graduada em Tradução e Turismo e tenho MBA em Gestão de Negócios.
Eu vim para a Be porque eu abracei a ideia de que viver e experimentar as diferenças, podemos co-criar um mundo melhor. Sou apaixonada por conhecer diferentes culturas e especialmente a gastronomia de cada uma. Adoro provar diferentes pratos que trazem a história de cada cultura neles.
Eu viajei para São Francisco, Nova Iorque, Miami, orlando, Buenos Aires, Santiago e para vários estados e cidades no Brasil. Um dos meus lugares favoritos no Brasil é Foz do Iguaçu onde podemos apreciar as Cataratas, é maravilhoso. Esse é um lugar que todos deveriam ir quando estiverem no Brazil.
Sonho em mostrar o mundo para a minha filha de 5 anos e espero que ela se apaixone por viajar assim como eu. Eu espero poder visitar muitos outros países e cidades e apreciar sua cultura.
Thamy Soavinsky • Coordenadora Local, Curitiba
Olá, meu nome é Thamy, sou formada em Relações Internacionais, no último ano da graduação fui fazer um intercâmbio de 2 anos na Austrália. Mudou muito minha percepção de mundo e comigo mesma, depois disso comecei minha segunda graduação em Psicologia.
Na BE, sou responsável por fazer a correspondência entre estudantes, organizações e casas de família, além do suporte psicológico a estrangeiros. Também faço o recrutamento e seleção de famílias anfitriãs, entrevista e inspeção, recrutamento e seleção da equipe BE.
Entrei na BE pela paixão por culturas diferentes, contato com pessoas com diferentes estilos de vida e por saber como um intercâmbio pode ser um momento de virada na vida de alguém.
Já tive a oportunidade de viajar por 4 dos 5 continentes e sou muito grata por isso, eu realmente gosto do inesperado da viagem, da descoberta do novo, viajar nunca é como imaginamos, no meu ponto de vista isso, felizmente, é ótimo. No Brasil eu sugiro que os intercambistas tentem perceber o país como ele é na essência, apenas diferente, nem melhor ou pior que o de origem.
Meu sonho é ver a Aurora Boreal.
Sylvia Guazzelli, Coordenadora Local, Florianópolis
Eu comecei a trabalhar com a BE recentemente e a minha responsabilidade é tomar conta das necessidades dos intercambistas. Nasci em São Paulo e ainda estou explorando Florianópolis. Já hospedei intercambistas e amei a experiência. Sou apaixonada em conhecer culturas diferentes.
Já morei na Suíça, Alemanha e Estados Unidos e eu acredito que essas experiências aumentaram minha curiosidade e prazer em conhecer culturas diferentes. Há sempre uma nova perspectiva e algo novo a ser aprendido e aproveitado. Conhecer pessoas e dividir ideias e experiências são coisas que eu realmente gosto de fazer.
Como hobbies eu gosto de cozinhar, fazer caminhadas e levar meus cachorros para passear.
Herika Fondazzi, Coordenadora Local, Londrina
Sou professora de inglês e na BE sou responsável por receber e dar suporte os intercambistas no norte do Paraná. Eu escolhi trabalhar na BE porque já fiz intercâmbio e já recebi dois intercambistas na minha casa. Sou apaixonada pela troca cultural e por conhecer novas pessoas. Meus momentos favoritos nesse trabalho foram todas as experiências que pudemos compartilhar com os intercambistas no Brasil e tudo que pudemos aprender com eles.
Eu já viajei muito no Sul e amei Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil/Argentina e Paraguai e só algumas horas de onde moro. Tem belezas naturais incríveis e acredito que todos devam ir lá quando no Brasil.
Estarei à disposição para te ajudar e te guiar durante sua estadia aqui. Pode contar comigo!
Melhor dica de viagem: aceite os desafios e conheça o maior número de pessoas que você puder! No Paraná é um pouco frio em junho e julho, mas também temos dias quentes. Então, traga diferentes tipos de roupa.