A socióloga sueca, Emilie, esteve no Rio de Janeiro para trabalhar como voluntária nos projetos Solar Meninos de Luz e no Parque Nacional da Tijuca. Antes dela partir, ela nos contou sobre sua experiência no país.
Por que você decidiu vir para o Brasil para um programa de voluntariado?
Por causa do país, a variedade das cidades, as pessoas e a cultura interessante. É um país para visitar se você quer explorar uma natureza e cultura diferentes.
Quais foram os principais desafios que você enfrentou?
Os principais desafios foram relacionados ao idioma, por eu não saber nada de Português. Mas aprender é o malhor desafio que você pode aceitar.
Como é o seu relacionamento com a sua família anfitriã/colegas de trabalho?
A família com que fiquei é ótima e foi muito acolhedora desde o princípio. Meus colegas de trabalho também, os brasileiros são cabeça aberta e atenciosos.
Pode nos contar um pouco sobre as atividades que você realizava no seu projeto?
No primeiro projeto eu brincava, cantava e fazia diversas atividades com crianças da favela. Também ajudava a equipe. O segundo projeto foi na Floresta da Tijuca, nós fazíamos coisas diferentes todos os dias. O principal objetivo era cuidar da floresta, então nós limpávamos as trilhas, as cachoeiras, romovíamos plantas e etc.
O que você aprendeu com essa experiência?
Eu aprendi a conviver com pessoas com diferentes origens e histórias, tanto pessoal quanto profissionalmente. Como estar sozinha em uma país novo com pessoas diferentes. Você tem que confiar em si mesmo e nos outros, mas com cuidado. A melhor experiência foi conhecer um pouco do estilo de vida brasileiro e o sistema que é muito diferente do sueco. Esta jornada me trouxe várias perspectivas novas.
Quais mudanças você notou em si mesma?
Se você trabalha o bastante, tudo é possível. Eu estou mais alerta e prestando mais atenção às pessoas que conheço. Cada encontro com alguém desconhecido é inspirador para mim.
O que você mais gostou no projeto?
Gostei que eu pude conhecer o dia-a-dia da vida dos brasileiros.
Você voltaria para o Brasil? O que te motivaria a voltar?
Eu amaria voltar, é um país grande com vários lugares maravilhosos para serem descobertos.
Qual foi o destaque da sua viagem?
O destaque foi meu primeiro dia no Solar Meninos de Luz. Foi um sentimento novo e único, subir a favela e depois conhecer todas aquelas crianças incríveis na escola. Eles me trouxeram tanta alegria e eu vi o futuro ali mesmo.
Você recomendaria essa experiência? Que dica você daria para quem quer fazer intercâmbio?
Uma palavra ou frase em português para resumir seu intercâmbio: