Inglês Espanhol Youtube Instagram Facebook Twitter
Destino Paraná: Colônia Witmarsum
02-09-2015
destination-parana-colonia-wirmarsun-copy

Colônia Witmarsum – Colônia Witmarsum

Localizado no município de Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná, a colônia (que tem cerca de 1500 habitantes) é nomeada em homenagem à cidade de Witmarsun, localizada no estado de Santa Catarina, de onde seus fundadores, os menonitas alemães migraram em 1951. Entre as opções de atividades oferecidas destacam-se o turismo rural e a gastronomia tradicional. Organizado em um sistema comunitário, a colônia preserva a cultura alemã e gastronomia típica.

Uma das atrações é um museu de utensílios rurais usados desde o início da vila: o Museu de Witmarsum. A propriedade teve várias funções durante a colonização menonita. No início, serviu como alojamento para as primeiras famílias que chegaram na colônia, e depois foi uma maternidade. Após a mudança do hospital para um novo edifício, tornou-se habitação para professores locais. Depois disso, finalmente se tornou um museu, cuja coleção é composta por móveis, objetos, fotos e equipamentos que ajudam a contar a história da Colônia. Definitivamente vale a visita, que precisa ser agendada com antecedência.

Na região, existem alguns hotéis para aqueles que querem ficar mais tempo imersos na cultura, mas para quem não tem muito tempo, um dia de viagem acompanhada de uma refeição típica alemã é uma boa opção. Existem diferentes opções de restaurantes, geralmente localizados em propriedades rurais, onde você também pode comprar diferentes produtos coloniais e aprender mais sobre o modo de vida país.

No Restaurante Bauernhaus, por exemplo, você pode passar o dia na fazenda com uma variedade de atividades. Após a chegada de visitantes, recepção e apresentação da propriedade, há um lanche da manhã com sucos naturais, chocolate quente, pão com salsicha e queijo, pão de queijo, bolos e biscoitos caseiros. Depois disso, há uma explicação sobre hortaliças e cultivo de árvores frutíferas, além de informações sobre o processo de defumação de salsichas e da importância de uma alimentação saudável. Nesse momento, você pode tomar leite de vaca, alimentar bezerros e cabras com mamadeira, além de ver outros animais como galinhas, patos, gansos e coelhos.

Antes do almoço, podem ser feitos passeios a cavalo, assim como há tempo livre para a prática de esportes como vôlei e futebol. O almoço é composto por pratos tradicionais alemães. Durante a tarde, mais atividades podem ser realizadas, e há a oportunidade de comprar produtos típicos, tais como embutidos, compotas, biscoitos, chocolates e artesanato.

Mais informações:

Restaurante Bauernhaus: (42) 3254-1112 contato@bauernhaus.com.br

Museu de Witmarsum: aberto todos os finais de semana e feriados das 14:00 às 18:00. Telefone: (42) 3254 1453



Entre em contato Youtube instagram facebook twitter


Tel: +55 41 98889-7165
Skype: brazilianexperience
E-mail: info@brazilianexperience.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Digite seu email e receba nossa newsletter