Inglês Espanhol Youtube Instagram Facebook Twitter
Belo Horizonte é agora uma Cidade Criativa da UNESCO
01-11-2019
001_eugenio_gurgel_abrasel (1)

 

O tempero, a riqueza de ingredientes e a regionalidade já estabelecidas nas mesas e pratos pelo Brasil vai agora se tornar oficialmente uma referência internacional. Na quarta feira, 30 de outubro, Belo Horizonte finalmente foi reconhecida pela UNESCO como uma Cidade Criativa, na categoria Gastronomia.

 

 

“BH é, de fato, a síntese de uma gastronomia mineira rica e que deve ser conhecida por todo o mundo.” afirmou Gilberto Castro, Presidente da Belotur. A capital de Minas Gerais foi votada como o segundo melhor destino gastronômico nacional por turistas internacionais que visitaram o Brasil entre 2016 e 2017. A primeira colocada, Belém, é Cidade Criativa Gastronômica desde 2015. O segredo de Belo Horizonte para o sucesso nessa área é a capacidade da cidade de se reinventar e todos os pratos tradicionais.

 

004_jcm_abrasel-300x201

Agora vamos falar sobre dinheiro: o setor movimenta R$4,5 bilhões por ano, de acordo com a Abrasel. Também é responsável por 54 mil empregos no setor de Economia Criativa. Abrasel. Além disso, a Prefeitura tem feito trabalhos de Restaurantes Comunitários e Feiras ao Ar Livre para aumentar a atividade gastronômica na cidade e torná-la acessível para todos. Ricardo Rodrigues, Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), até brincou “Nos deram um título por algo que já éramos”.

 

 

Esse título vai ter um impacto direto na imagem da cidade. Agora ela será um destino em um catálogo internacional e será parte de uma rede de cidades. Gilberto Castro afirma que agora a cidade passará a promover ainda mais eventos culinários e sua cozinha, uma vez que irá compartilhar ideias com outras Cidades Criativas Gastronômicas ao redor do mundo. A ideia é ter a Gastronomia como DNA do desenvolvimento de Belo Horizonte.

 

Talita Barbosa (Flickr)

Talita Barbosa (Flickr)

 

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi fundada em 2004 para unir e compartilhar boas práticas entre cidades que têm a criatividade como pilar de seus planos de desenvolvimento. “Por todo o mundo, essas cidades, cada uma de sua forma, fazem da cultura um pilar, não um acessório, de suas estratégias,” declara Audrey Azoulay, Diretora-Geral da Rede. “isso favorece inovação política e social e é particularmente importante para as gerações mais novas.”

 

Para mais informações, veja o site das Cidades Criativas da UNESCO.

 

 


Artigo por: Cecília Nunes



Entre em contato Youtube instagram facebook twitter


Tel: +55 41 98889-7165
Skype: brazilianexperience
E-mail: info@brazilianexperience.com.br
RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Digite seu email e receba nossa newsletter